Seus filhos sabem lidar bem com o dinheiro?
A educação financeira infantil é importante para a formação da criança e deve ser incluída, de maneira leve e lúdica, com noções básicas de como administrar o dinheiro.
Desde cedo, as crianças são capazes de perceber que o brinquedo desejado, passeios nas férias dependem de dinheiro. Por isso, inserir aos poucos a educação financeira na vida deles será uma contribuição importante para o futuro do seu filho.
A importância da educação financeira infantil
Ensinar as crianças a lidar com dinheiro, mesmo que seja apenas ensinando noções básicas, é o primeiro passo para que elas sejam capazes de gerir as próprias finanças. Lidar bem com dinheiro gera menos problemas financeiros e menos estresse na vida adulta. O resultado disso, significa mais qualidade de vida para os seus filhos quando se tornarem adultos.
Ao lidar com o dinheiro desde pequenos, as crianças crescem mais conscientes. Portanto, elas aprendem a tomar as decisões e planejar o futuro, isso estimula o autoconhecimento.
Falar das prioridades
Comece explicando que existem prioridades a serem seguidas, como garantir os produtos realmente necessários para manter o bem-estar.
Quando o próprio filho começa a pedir para comprar coisas, é importante que ele comece a aprender algumas noções básicas sobre o valor do dinheiro, sempre de forma leve e amigável.
A educação financeira infantil pode ser conduzida com naturalidade e não como uma imposição dos pais sobre as crianças.
No próximo artigo vou falar sobre a semanada ou mesada. Não percam!
Adriane da Veiga
Educadora Financeira
Contato via whatsapp: (55) 996042493
Instagram: veigaadriane
Comments