top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Apicultor de Colorado espera vender 1 tonelada de mel na Expointer

ALESSANDRO TAVARES & Por MARA STEFFENS

@Fonte: Diário da Manhã

A agricultura familiar sempre tem local de destaque nas feiras ligadas ao agronegócio. Em Esteio, por ocasião da 45ª edição da Expointer que vai até domingo (4), são 337 expositores de 166 cidades gaúchas. Há também agroindústrias de Santa Catarina, Minas Gerais e até do Rio de Janeiro.


Um dos participantes do espaço é Alisson Paulinelli da Rosa, de Vista Alegre, Colorado, que marca presença com sua marca “Apiários Paulinelli”. Os carazinhenses também conhecem bem o produto dele, uma vez que ele é membro da Feira do Produtor de Carazinho. Recentemente ele conseguiu a certificação de agroindústria, com o selo SIM, na prefeitura de Colorado. O fato foi destacado pelo próprio agricultur, nas redes sociais, como a realização de um sonho.


Outro objetivo que ele está alcançando junto com a esposa e a filha, que são as pessoas que ajudam na agroindústria, é a exposição na Expointer. Até o fim da feira, domingo (4), ele espera vender uma tonelada de mel. O movimento diário faz com que o apicultor acredite que a meta estipulada seja alcançada. “Estou surpreso positivamente com a feira. É um fluxo intenso de pessoas e de negócios”, destacou ele, mencionando que é o único expositor de mel dos arredores de Carazinho a marcar presença no evento.


A maioria dos clientes adquire os frascos de mel de forma fracionada, em pouca quantidade, mas há aqueles que gostam de adquirir mais de 10Kg, em alguns casos até 20Kg, com o objetivo de estocar o produto em casa e sempre ter a disposição durante o ano.


Quanto a produção, Paulinelli contou que o momento é de entressafra. A partir da entrada da primeira, ou seja, neste mês de setembro, começa a colheita. Conforme ele, as perspectivas de produtividade são boas até porque os apicultores da região vêm investindo na atividade, aumentando colmeias.


O apicultor de Colorado mantém abelhas sem ferrão, mas por hobby. A produção maior fica por conta das abelhas com ferrão, que segundo ele, produzem mel de melhor qualidade para comercialização. Por outro lado, as que não oferecem risco estão tendo cada vez mais demanda, pois são de fácil manejo e não necessitam de EPI para isso.


Por ser de alta qualidade, o mel dos Apiários Paulinelli já foi para a Alemanha e Estados Unidos. A exportação tem sido uma das alternativas de comercialização e que valem a pena, segundo ele. No entanto, é preciso atender algumas exigências, especialmente relacionadas com o envase, que é feito em toneis.


Comments


bottom of page