top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Após zerar lista de espera, DetranRS trabalha na qualificação dos exames


A suspensão dos prazos do processo de habilitação em função da pandemia trouxe grandes desafios para o os Departamentos Estaduais de Trânsito. Aqui no Estado, após alterar todo o sistema de exames teóricos e práticos de direção e vencer um passivo que chegou a 120 mil candidatos aptos a fazer a prova prática, o DetranRS investe em qualificação do fator humano. A autarquia reuniu, nessa sexta-feira (14) quase 200 servidores da área de exames, incluindo seus 149 examinadores para um evento de integração e qualificação no auditório da Fecomércio, em Porto Alegre.


O encontro acontece exatamente dois anos após o incêndio que destruiu a antiga sede do DetranRS no prédio da Secretaria de Segurança Pública. A ideia foi de fomentar a união e buscar a excelência na prestação dos serviços. “Com a pandemia e o incêndio, tivemos prejudicado o contato pessoal que promove uma cultura de grupo. Queremos resgatar esse sentimento”, explicou o diretor técnico Fabio Santos. “Enfrentamos grandes desafios nesse período, com muitas críticas do parlamento, da imprensa e da própria sociedade. Tivemos que nos reinventar e nos adaptar a várias mudanças, mas saímos fortalecidos."

O diretor-geral Mauro Caobelli ressaltou a importância do examinador para a sociedade e para o DetranRS. “São vocês que nos representam lá na ponta todos os dias, faça chuva, faça sol, cumprindo o seu dever com responsabilidade e compromisso. A função de vocês é, por vezes, mal vista pela população porque vocês têm o dever de reprovar candidatos despreparados, mas sabemos que vocês são fundamentais para o futuro da segurança no trânsito.


A autarquia tem em vista a melhor gestão dos processos de exames, e em breve dará início a uma grande seleção interna. Também a regionalização vai dar mais autonomia e qualidade de vida para os examinadores, que poderão organizar melhor suas agendas pessoais e estar mais tempo próximo da família”.


Mudanças e adaptações

A manhã foi de descontração e reflexão. Na abertura, um grupo musical formado por examinadores animou o auditório com canções clássicas do samba brasileiro. O DetranRS também convidou o publicitário Dado Schneider para falar sobre mudanças (e adaptação a elas). Na palestra O mundo mudou bem na minha vez, Schneider, que é estudioso da geração Z, falou das diferenças geracionais e como a Internet mudou a forma de adquirir conhecimento, e com isso, a relação de autoridade. “Hoje temos uma sociedade muito mais horizontalizada em função da disponibilidade de conhecimento. Não dependemos mais dos velhos para aprender. O importante é olharmos para o futuro e acompanharmos as mudanças, além de puxar aqueles que estão querendo ficar para trás”.


A parte da tarde foi exclusivamente dedicada aos servidores da Divisão de Exames. Foram tratadas novas abordagens na atividade e esclarecidos pontos de dúvidas. A Assessoria de Comunicação também teve um espaço para falar da importância da transparência no serviço público, orientar sobre demandas de entrevistas e redes sociais.


Comments


bottom of page