Com o final do prazo para as placas com finais 6, 7, 8, 9 e 0 no dia 31 de julho, a partir de 1º de agosto todos os veículos registrados no Rio Grande do Sul deverão estar licenciados para o exercício de 2022. O calendário de licenciamento, que este ano teve somente duas datas de vencimento (30 de junho para as placas com finais de 1 a 5, e 31 de julho para placas de 6 a 0) é diferente do calendário do IPVA, que teve vencimento em abril ou junho, na opção de parcelamento. Por isso, proprietários devem estar atentos: quem ainda possui débitos em aberto (quitou apenas o IPVA, por exemplo) deve pagar também a taxa de licenciamento e eventuais multas vencidas para ter emitido o documento de 2022.
O licenciamento anual do veículo é composto de IPVA, seguro obrigatório DPVAT (a tarifa para 2022 é zero para todos os veículos), taxa de licenciamento anual e eventuais multas vencidas. Será considerado devidamente licenciado o veículo cujo proprietário quitar todos os itens, desde que não haja outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência ou chamado de recall em atraso, por exemplo.
O DetranRS recomenda que o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado para o ano de 2022 acessando o site oficial www.detran.rs.gov.br e clicando no link “consulta de veículo”. É importante confirmar se foram quitados todos os débitos exigíveis e se o veículo não tem nenhuma outra pendência ativa. Com isso, ficam evitados transtornos futuros.
Só digital
O certificado de licenciamento CRLV em papel-moeda (documento verde) não é mais emitido em todo o país. Hoje, o padrão é o documento digital, acessado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso queira, o proprietário tem ainda a opção de imprimir uma versão em papel A4 em qualquer impressora. Esse documento apresenta um código de verificação e é aceito pela fiscalização em todo o Brasil.
Para gerar o CRLV digital ou imprimir o documento acesse o site do DetranRS, menu "veículos", box "licenciamento".
Pagamento por Pix e rede bancária
Neste ano, o pagamento de débitos de veículos registrados no Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de:
1) bancos conveniados ao DetranRS: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco ou Sicredi. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil) etc;
2) Pix, sendo necessário gerar o código no aplicativo IPVA RS ou nos sites oficiais: portal rs.gov.br, do DetranRS ou da Fazenda Estadual;
3) uma instituição financeira autorizada pelo DetranRS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está no site www.detran.rs.gov.br > Menu veículos > Financiamento de débitos do veículo com cartão.
Texto: Ascom DetranRS Edição: Secom
Comments