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Conhecendo a fábrica Stara: Marketing

Com 41 colaboradores, o departamento de marketing é responsável por estudar o mercado e entender as necessidades do seu público, criando estratégias efetivas que tornem a marca relevante para seus clientes.

A gerente de Marketing da Stara, Cíntia Dal Vesco, explica um pouco sobre a importância do setor para a empresa. “O setor de marketing é essencial. Sempre digo que o marketing é muito importante para deixar somente para um departamento cuidar. Todos nós somos responsáveis pela imagem da empresa, por isso é nossa função contribuir para a construção de uma marca positiva.”

O departamento de marketing inclui muita análise, pesquisas e planejamento estratégico. “O nosso departamento é um pouco diferente, ele foge do convencional. Enquanto os demais departamentos recebem as demandas e isso origina o trabalho deles, o nosso trabalho é muito de gerar as demandas, porque trabalhamos com a criatividade, em buscar coisas diferenciadas e trazer ideias. E para dar conta disso tudo, estamos divididos em pequenos setores dentro do setor”, explica Cíntia.

Na Stara, o setor de Marketing é dividido em cinco áreas: Comunicação, Relacionamento, Satisfação do Cliente, Marketing de Produto e Demonstração.

COMUNICAÇÃO

A comunicação é o maior setor dentro do departamento e é formado por jornalistas, publicitários e designers. Entre as atividades relacionadas ao time de comunicação está o desenvolvimento de artes, prospectos, vídeos, imagens, textos, revista, assessoria de imprensa e o monitoramento digital relacionado à marca.

Além da realização das principais campanhas institucionais e comercias, do suporte para as concessionárias e do envolvimento direto nas ações de endomarketing, a área da comunicação também é responsável pelo posicionamento digital da marca, com criação de conteúdos e análises semanais de desempenho em redes sociais e site. Hoje em dia, o marketing digital é um ponto muito importante, que vem crescendo, e a Stara está atenta as tendências.

De acordo com Cíntia, a comunicação está diretamente ligada à parte estratégica da empresa. “Essa é a área mais criativa do marketing, tudo o que o nosso público externo vê, passa por esse setor, ele é extremamente estratégico.”

RELACIONAMENTO

É responsável por todas as ações com o público, seja cliente final, ou auxiliar nas ações de endomarketing. Entre as principais atividades do marketing de relacionamento estão a realização de feiras e eventos, o marketing de exportação e as ações sociais da Stara junto à comunidade.

Em 2023 a Stara esteve presente nas nove principais feiras do Brasil. Além disso, também realizou eventos para mais de 2100 clientes que visitaram as fábricas da Stara e foram impactados pela marca de forma positiva. Na parte de exportação foram realizados mais de 15 eventos para aproximadamente 260 clientes de diferentes países que tiveram a oportunidade de conhecer as fábricas da Stara no Brasil.

Outro trabalho importante dentro dessa área é a Stara Mania, a loja da marca Stara com produtos exclusivos e personalizados. No ano de 2023, a Stara Mania abriu uma filial em Santa Rosa/RS e recentemente mais uma filial na unidade em Carazinho/RS.

Segundo Cíntia, o marketing de relacionamento é fundamental para manter o contato direto com o cliente. “A Stara é reconhecida pela proximidade com o cliente e isso se dá muito pelo trabalho realizado em feiras e eventos. Então esse time vai muito a campo, são eles que colocam as coisas em práticas, que organizam e fazem acontecer.”

SATISFAÇÃO DO CLIENTE

O núcleo de satisfação do cliente é responsável pela realização das pesquisas com os clientes e concessionárias, visando entender e identificar como está a performance da Stara, para a partir dessa percepção criar estratégias que auxiliam na venda dos produtos e serviços.

Em 2023 o núcleo de satisfação do cliente realizou mais de 4100 entrevistas de avaliação do NPS da Stara e da Concessionária.

De acordo com Cíntia o núcleo de pesquisa é essencial para entender a percepção do cliente em relação à marca. “É um canal de comunicação para escutar o nosso cliente, suas necessidades e demandas, mostrando a nossa preocupação com a sua satisfação.”

MARKETING DE PRODUTO

A principal função é auxiliar no teste dos produtos, sejam eles para melhorias ou lançamentos. Esse setor também verifica a eficiência agronômica, além de estar atento ao mercado, buscando tendências, inovações e manejos que estão sendo realizados no campo.

Entre as principais atividade dessa área está o acompanhamento das máquinas a campo, participação em feiras, desenvolvimento de materiais técnicos e treinamentos.

De acordo com Cíntia, essa área é essencial para entregar a excelência para o produtor. “O marketing de produto visa garantir que o resultado final entregue ao cliente vai ser positivo, alinhado com o que foi proposto e planejado.”

DEMONSTRAÇÃO

A demonstração é a área responsável por apresentar as máquinas da Stara para os clientes. A equipe viaja o Brasil demonstrando as funcionalidades dos equipamentos da Stara, mostrando na prática como a máquina atua na lavoura. Através das demonstrações surgem novas demandas de compra.

Segundo Cíntia, a demonstração é fundamental para mostrar a performance da máquina. “O time da demonstração é o responsável por apresentar a máquina direto aos nossos clientes.”

O setor de marketing gerencia a conexão da marca com o público externo, sempre considerando os valores da Stara e prezando pela positividade e simplicidade em suas ações.

Fonte: Assessoria Stara




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