Um grupo de produtoras cheias de disposição para aprender visitou a sede da Biotrigo Genética, em Passo Fundo, na tarde de 19 de setembro. A programação foi um projeto-piloto desenvolvido pela Unidade da Cotrijal de Santo Antônio do Planalto em parceria com a empresa, que possui amplo portfólio de cultivares de trigo.
Filha de tradicionais produtores de trigo, Amarilis Kroessin prontamente atendeu ao convite para participar da visita. Após concluir o curso de Agronomia, ela está de volta à propriedade para ajudar o pai Sérgio a administrarem as lavouras. “Foi muito proveitosa a programação, por reforçar a importância dessa cultura para o sistema de produção”, avalia.
Com áreas de terra em Passo Fundo e em Ernestina, Harti Maria Scheffel diz que a experiência foi muito produtiva. “A Cotrijal sempre nos surpreende com oportunidades de aprendizado e sou muito grata à unidade de Santo Antônio do Planalto pelo trabalho que tem desenvolvido junto às mulheres”, reconhece.
Roteiro de aprendizado
A riqueza do conteúdo apresentado foi um dos pontos que mais chamou a atenção das 50 mulheres. Elas receberam informações sobre pesquisa de novas cultivares, importância do trigo para o sistema de produção, controle de pragas, custos de produção, além das diferenças de uso dos grãos, destacou o engenheiro agrônomo Tiago De Pauli, que conduziu a visita.
“É importante esse conhecimento técnico para direcionar as decisões da propriedade”, avalia a gerente da Unidade Cotrijal de Santo Antônio do Planalto, Aline Luersen. “Cada nova cultivar demanda muito investimento e cerca de dez anos de pesquisa. É um trabalho sério, que visa atender as necessidades do produtor e do consumidor, que está cada vez mais exigente em relação a qualidade dos produtos”, observa a gerente.
A programação foi encerrada com degustação de pães preparados pela equipe da farinha Maria Inês. Da Unidade de Santo Antônio do Planalto, acompanharam também o grupo a coordenadora administrativa, Tatiane Betella, e os engenheiros agrônomos Daniel Müller, Fernando Cirolini e Saimom Sozo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal Fotos: Fernando Cirolini/Detec Cotrijal e Assessoria de Imprensa Biotrigo
Comments