Em caráter excepcional, por solicitação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar divulgou, nesta quarta-feira (11), uma atualização da estimativa de perdas na produtividade, em relação à estimativa inicial divulgada em agosto do ano passado, das culturas de soja (-32,3%) e milho (-26,3%) da safra 2019/2020.
Esses dados são referentes ao retrato da situação até a última segunda-feira (09/03), e não a uma projeção para o resultado após a safra. “A estiagem persiste e esses números podem aumentar”, anunciou o diretor técnico Alencar Ruger. Ele destaca ainda que o levantamento apresenta perdas de até 75% em alguns municípios, mas o dado refere-se a uma média estadual.
O presidente da Instituição, Geraldo Sandri, ressalta que o monitoramento das lavouras é acompanhado periodicamente e não há previsão de uma nova divulgação de dados antes da conclusão da colheita.
Hoje, o secretário Covatti Filho está em Brasília em audiências com o Governo Federal para apresentar os dados atualizados sobre a estiagem e levar as reivindicações do setor produtivo.
Soja
Estimativa produtividade média (kg/ha)
Inicial – 3.315
Atual – 2.245
Variação - -32,3%
Estimativa produção (ton)
Inicial – 19,7 milhões
Atual – 13,3 milhões
Variação - -32,2%
Milho
Estimativa produtividade média (kg/ha)
Inicial – 7.710
Atual – 5.679
Variação - -26,3%
Estimativa produção (ton)
Inicial – 5,9 milhões
Atual – 4,4 milhões
Variação - -25,2%
Fonte: Secretaria da Agricultura do Estado do RS
コメント