top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Entidades encaminham proposta de medidas para mitigar prejuízos com a seca

@Assessora Farsul


A longa estiagem que atinge o Rio Grande do Sul levou entidades representativas do setor rural, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural e parlamentares estaduais e federais à mesa de discussão na busca de alternativas que amenizem o impacto climático aos produtores. Levantamento divulgado pela Emater-RS nesta quarta-feira, dia 11 de março, indica uma queda de 32,2% na estimativa de produção de soja e 25,2% do milho no Rio Grande do Sul. Esse quadro levou ao debate iniciado ainda na última sexta-feira (6/3), no encerramento da Expodireto Cotrijal 2020, e que teve continuidade na segunda-feira (9/3), na sede da Farsul. Dos encontros, foi elaborado um documento com a indicação de oito medidas que foram entregues à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, no fim da tarde de hoje, em encontro realizado na sede da pasta, em Brasília.


O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, fez parte do grupo que esteve reunido com a ministra. Coube à Farsul a apresentação dos itens contidos na proposta. Para Gedeão, os integrantes que formaram o grupo já demonstravam a gravidade da atual situação do estado. "O agronegócio gaúcho estava representado por todos as frentes  envolvidas e interessadas, a começar pelo próprio governador. Além das federações como Farsul, Fetag e Fecoagro, também participaram cooperativas e associações, junto com deputados estaduais, federais e senadores", comenta.


Ele destaca que a proposição foi bem recebida pela ministra que tinha consciência da situação vivida pelo estado, mas pode saber mais da proporção que o problema havia tomado. O presidente se monstra otimista no trabalho que será realizado na busca por uma construção de uma solução. "A proposta foi bem recebida, ela é racional e razoável, construída a partir do esforço de todos", avalia.


A ministra demonstrou compreensão do quadro vivido no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (11/3) haverá o início das negociações entre os corpos técnicos dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Economia e das entidades envolvidas. A Farsul estará representada pelo seu economista-Chefe, Antônio da Luz, que vem participando da construção da proposta desde o início.



Comments


bottom of page