top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Governo do Estado realiza compra de doses de insulina para normalizar abastecimento


Nesta segunda-feira (15), durante a programação da Rádio Uirapuru, pacientes com diabetes relataram a falta de insulina na farmácia do Estado em Passo Fundo. A insulina é um medicamento fundamental para o controle da doença e os pacientes não podem ficar sem o remédio. Desse modo, os ouvintes estavam preocupados com a situação e solicitavam respostas dos órgãos responsáveis.


A reportagem da Rádio Uirapuru entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e foi informada que realmente houve falta pontual de doses de insulina, mas não de forma generalizada. A situação deve ser normalizada ao longo dessa semana, pois o Governo do Estado adquiriu 26.400 frascos do remédio, que foram entregues nesta segunda-feira. Agora, a pasta trabalha para distribuir a insulina para as farmácias de medicamentos especiais do Estado.


A Secretaria da Saúde ressalta ainda que a insulina análoga de ação rápida é um medicamento especializado, cuja aquisição compete ao Ministério da Saúde, de forma centralizada. Ainda no dia 03 de abril, o ministério informou aos Estados que estava com compra emergencial em andamento para atender à demanda brasileira por 180 dias. A compra estava na fase de qualificação técnica (avaliação dos documentos enviados pelas empresas). Porém, até a semana passada, não houve atualização.


No dia 27 de abril, a pasta informou que, a partir de consulta de estoque do fármaco em todos os estados, iria remanejar estoques disponíveis em alguns estados. Por conta disso, esclareceu que a partir do levantamento, poderia ser enviado ao Estado do RS pouco mais de 24 mil frascos. Contudo, a possibilidade do remanejo ainda não foi confirmada na sua totalidade. No final de sexta-feira (12), a Secretaria Estadual de Saúde recebeu 5.010 frascos vindos do Amazonas.


A partir do cenário informado e com objetivo de evitar desabastecimento da rede, a Secretaria da Saúde utilizou um saldo de ata de registro de preços, ainda disponível, para fazer a aquisição, e também deu início a outro processo licitatório, considerando que o Ministério da Saúde enfrenta dificuldades na aquisição do fármaco.


A compra feita pelo Estado no quantitativo de 26.400 frascos foi entregue hoje (15). A SES também recebeu 5.010 frascos remanejados pelo MS do Amazonas.


Por Mateus Pirolli - Site Uirapuru


Comments


bottom of page