top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Grãos sadios e seguros na medida


A Cotrijal se preocupa com a qualidade dos grãos que chegam do campo. Para atender as exigências de mercado e a demanda de produtores, a cooperativa está sempre aprimorando processos e atenta às novas tecnologias. Um exemplo disso são as máquinas de resfriamento artificial de grãos já em operação em duas das unidades. 


Na Cotrijal de Não-Me-Toque e de Valinhos, Passo Fundo, desde a última semana, grandes dutos chamam a atenção de quem circula próximo às estruturas armazenadoras. Equipamentos fazem parte de sistema de aeração que uniformiza a temperatura da massa de grãos, reduz quebra técnica, custos, a incidência de insetos e oportuniza armazenar com segurança e qualidade por tempo prolongado. 


O gerente de Armazenagem de Grãos, Tadeu Garibotti, vê a tecnologia como uma aliada importante no processo de armazenagem da cooperativa. “O grão respirando e aquecendo menos, reduzem as perdas quali-quantitativas do produto em função de problemas causados por fungos e pragas. Com certeza, um grande ganho”, destacou. 


Inicialmente o Sistema de Resfriamento Artificial de grãos vai atender as unidades de Não-Me-Toque e de Valinhos, em Passo Fundo, com capacidade total de conservação de 145,6 mil toneladas de grãos. De acordo com o superintendente de Operações, Laídes Porto Alegre, está no planejamento estratégico da cooperativa fazer o investimento dessa tecnologia nas demais unidades que possuem armazenagem. “Um investimento que compensa pelos resultados”, adiantou. 


O resfriamento artificial de grãos é uma tendência mundial e independe da condição climática externa para ser usado. Por ser móvel, possibilita ainda ser usado em outras unidades que possuem armazenagem. Na cooperativa, o projeto e entrega técnica da tecnologia foi coordenado pelo gerente de Obras e Manutenções, engenheiro Sérgio Junkherr.


Capacitação - Profissionais ligados ao setor de Armazenagem de Grãos, coordenadores operacionais e demais colaboradores das unidades de Não-Me-Toque e de Valinhos, que atuam em armazéns e silos, receberam orientações quanto à operacionalidade e manutenção das máquinas resfriadoras.




Fonte: Jornalista Elisete Tonetto/Assessoria de Imprensa da Cotrijal 

Comments


bottom of page