top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Momento AGRO promovido pelo Sicoob Creditaipu torna-se a ponte de informações sobre o agronegócio


O Sicoob Creditaipu promoveu no último mês de maio um roteiro de reuniões descentralizadas do Momento AGRO, um panorama sobre o agronegócio. A iniciativa implementada em forma de projeto piloto no ano de 2019, sofreu uma pausa em razão da pandemia de Covid-19 e neste ano foi remodelada e ampliada para atender os agricultores em todos os municípios da área de abrangência da cooperativa.


Foram 21 encontros realizados e mais de 1.000 participantes, entre associados e não associados, que buscaram no Momento AGRO as informações sobre perspectivas e tendências do setor.


Entre os assuntos abordados pelos especialistas do Sicoob Creditaipu, explanou-se sobre às linhas de custeio, assim como, antecipação de custeio, cadastro, linhas de investimento, contrato guarda-chuva, CPRF, Rebate PRONAF, seguro agrícola, consórcio Sicoob e aplicação financeira. De acordo com o Diretor Financeiro, Jandir Raimundo Copati, acompanhar osbbons indicadores e a pujança do agronegócio brasileiro em 2019 foram pontos determinantes para estruturar novas práticas voltadas ao setor AGRO no Sicoob Creditaipu.


Para potencializar as atividades de suporte técnico, o Sicoob Creditaipu investiu em especial na área de treinamento e capacitação interna, além da estruturação da infraestrutura necessária à prestação dos serviços fundamentais ao setor.


“Na retomada dessas reuniões em 2022, conseguimos contemplar associados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Visualizamos uma grande participação de jovens e das mulheres no decorrer das mais de vinte reuniões, o que nos deixou muito felizes e tornou a experiência ainda mais construtiva.


Também notamos um público que foi bastante participativo formado por associados e não associados. Fazendo uma análise geral, o projeto foi muito produtivo e já colhemos bons resultados que vão desde a adesão de novos cooperados à consolidação de negócios sobre os produtos apresentados”, disse ainda o Diretor Financeiro Jandir.


O desenvolvimento do projeto Momento AGRO, de apoio ao mercado agropecuário, poderá contar ainda em 2022 com novos ciclos de encontro, complementa Copati.“Podemos ter mais reuniões ainda esse ano, principalmente no Rio Grande do Sul que é um novo mercado. Esse é um trabalho que alinhamos como meta no nosso planejamento. Visualizamos uma expansão da iniciativa a cada ano, para que englobe um número ainda maior de associados, que é o objetivo principal da cooperativa, sustentado em um estilo de gestão participativo e interativo”.



Momento AGRO em SC


Buscar informações sobre custeio e investimento, foram os assuntos que provocaram o interesse do agricultor pinhalense Gilson Vicente Duarte, ao Momento AGRO. “Ficou muito claro as informações com relação as linhas de crédito. Durante a apresentação pudemos esclarecer algumas dúvidas, como por exemplo, em que linha a gente melhor se enquadra. Conseguimos absorver esse conhecimento, e tudo ficou mais claro”, avaliou.


A avicultura é a principal atividade que garante o sustento para a propriedade da família. Para André Balestrini, estar antenado as mudanças praticadas nas taxas de juros e linhas de crédito é imprescindível e ele diz ter encontrado no Momento AGRO o conhecimento técnico que buscava. “Foi muito importante. Na vida corrida que a gente vive, toda hora, todo momento sabemos que existem mudanças na questão de taxas, de legislação, de recursos, e a gente tem que estar informado porque carecemos dos recursos. Esse momento foi muito importante para isso, porque se a gente não sabe o que contratar e onde contratar, isso nos deixa perdidos”, argumentou.


Momento AGRO no RS


Osmar Schwalbert é morador da cidade de Não-Me-Toque/RS, para ele participar do Momento AGRO foi uma experiência muito produtiva. “A nossa comunidade ficou muito contente, o pessoal ficou muito entusiasmado porque nos foram apresentados muitos assuntos de interesse. Para ser o primeiro aqui, foi muito produtivo”, disse.


Commentaires


bottom of page