@GaúchaZH
Na região noroeste do Estado o milho já começou a ser implantado. As condições deste início de safra estão dentro do normal, e produtores estão sendo capazes de fazer um plantio de qualidade com a ajuda de condições climáticas favoráveis.
— Os números ainda são incipientes, mas de 15% a 20% da área de cultivo de milho no Estado já está em fase de implantação — explica Ricardo Meneghetti, presidente da Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho).
O assistente técnico estadual da Emater/RS Alencar Rugeri estima que os números de área semeada na safra de milho 2018/2019 serão semelhantes aos da safra anterior, quando o Estado plantou 728,4 mil hectares, a menor área desde 1970 de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
— O desejo é que a produção de milho cresça em área, até pela grande necessidade do grão no Estado, mas as condições econômicas atuais desestimulam — argumenta Rugeri.
O primeiro parecer da Emater sobre as estimativas para as safras de verão será divulgado durante a 41ª Expointer, na manhã de segunda-feira, 27 de agosto.
Comments