O leite, alimento de excelente qualidade nutritiva que integra o agronegócio brasileiro, pode ser utilizado tanto "in natura" quanto processado em derivados, cuja forma agrega valores ao produto, aumenta a sua vida útil e diversifica os modos de consumi-lo.
Pensando em fomentar a cadeia produtiva do leite, profissionalizar pessoas, gerar produtos de qualidade e possibilitar aprendizado para produção tanto de consumo próprio como comercial, foi que o Sindicato Rural de Não-Me-Toque ofereceu através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) o curso de Produção de Derivados do Leite, nos dias 22 a 24 de junho, no pavilhão da Comunidade de São João do Gramado - zona rural do município.
Através dos ensinamentos do instrutor do Senar, Claudio Ribas Rocha - médico veterinário pós graduado em tecnologia de alimentos – os 10 alunos aprenderam em aulas práticas e teóricas as questões gerais de segurança alimentar e o processo de manipulação e fabricação dos derivados, como o queijo minas frescal, queijo ricota, requeijão cremoso, doce de leite, iogurte, rapadura, käs schimier, pasteurização da nata e fabricação de manteiga, entre outras receitas.
O curso gratuito foi ofertado para a comunidade em geral, mas teve participação em sua maioria de produtores de leite e familiares, que irão receber certificado de conclusão.
A turma que foi muito participativa e colaborativa, já manifestou interesse em realizar no próximo ano curso específico de fabricação de queijos.
Participantes:
Clarice Noeli Arnt
Claudia Adriana Görgen
Daniela Raquel Berwig
Eduarda Cavalli de Oliveira
Eduarda Loureiro
Geisa Fagundes da Silva
Geni Gomes Barboza
João Felipe Vogel Sabini
Josiane Petry Vergütz
Mayara de Aragão Raposo
Sindicato Rural NMT
Redação: Ana Cláudia Stumm
Comments