O javali é um velho conhecido dos agricultores brasileiros. Tem ampla distribuição geográfica em todo o mundo e, acredita-se, que chegou ao Brasil no século XX pelo Rio Grande do Sul. Nos anos 90 havia criação de javalis e híbridos em grande escala. Muitas criações fugiram ou foram soltas intencionalmente em resposta a uma decisão do IBAMA contra a importação e criação de javalis em 1998.
A espécie ficou asselvajada e por não possuir predadores naturais e ainda procriar com o porco doméstico, resultando no javaporco, gerou grandes populações de forma descontrolada, causando danos ambientais, à agricultura, pecuária além de ser hospedeiro e vetor de zoonoses e de doenças. Atualmente o javali é a única espécie nativa que tem a caça e abate permitidos pelo IBAMA, mas somente aqueles que possuírem cadastro para a ação.
No Rio Grande do Sul, desde o ano passado, 25 instituições monitoram os impactos do animal no primeiro Plano Estadual de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali do país.
Comments