O primeiro dia da primavera, que começa nesta quinta-feira (22), por volta das 22h4min, será de instabilidade em quase todas as áreas do Rio Grande do Sul. O tempo deve ficar firme apenas na Fronteira Sul e no Oeste. O ciclone extratropical presente na Argentina influencia o tempo no Estado até sábado (24), provocando ventania e agitação marítima. Há previsão de chuva no Norte, na Serra, no Litoral Norte e em Porto Alegre. Os maiores acumulados estão previstos para diversos municípios e equivalem a 30% do esperado para o mês.
De acordo com um alerta emitido nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuva podem ser de até 60 mm/h ou até 100 mm/dia. Além disso, os ventos serão intensos, podendo atingir 100 km/h, e há risco de queda de granizo e alagamentos.
A atuação de uma massa de ar frio de origem polar faz com que o amanhecer seja gelado nos primeiros dias da primavera. Na quinta-feira, a mínima do dia, 2°C, está prevista para Soledade, no Norte, e para Pedras Altas, no Sul. A máxima deve chegar a 21°C e ocorre em Vicente Dutra, no Norte. Na Capital, os termômetros ficam entre 9°C e 16°C.
Comments