Os números da Covid-19 provocaram uma ação do governo estadual. Em uma live no fim da tarde desta sexta-feira (19), o governador Eduardo Leite apresentou mudanças no modelo de Distanciamento Controlado. A principal delas é a interrupção de atividades das 22h às 5h, já valendo a partir do sábado (20), em todo o Rio Grande do Sul. Além disso, 11 regiões foram classificadas como bandeira preta, incluindo Passo Fundo.
Eduardo Leite ainda informou que se reunirá com entidades na semana que vem. Em pauta, a possibilidade de extinção da cogestão, que é quando as prefeituras podem adequar medidas de bandeira inferior. “A todas as regiões que estão em bandeira preta recomendamos que não retomem as aulas na próxima segunda-feira” disse Leite.
As regiões de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara foram classificadas em bandeira preta. O que representa 68% da população gaúcha.
“O quadro crítico nos faz prever que poucos pedidos de reconsideração poderão ser atendidos” adiantou o governador.
Entre os motivos apontados pelo governador, estão a velocidade de contágio acelerada e a alta taxa de ocupação em leitos hospitalares. “Por isso, indicamos a suspensão das cirurgias eletivas, para que tenhamos a estrutura disponível ao atendimento da Covid” completou Eduardo Leite.
Comments