No mês de fevereiro, o Portal NMT de Notícias conversou com o Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação de Não-Me-Toque, José Aloísio de Souza - Zuzu. Durante a entrevista, vários assuntos foram abordados entre eles a fusão das secretarias de Assistência Social e Habitação.
"As duas secretarias estão interligadas em função dos seus usuários. As pessoas que vem aqui em busca de benefícios, auxílios, logo ali na frente vão precisar dos serviços habitacionais," afirmou Zuzu.
Os profissionais que trabalham na Assistência Social realizam um trabalho em rede com as demais secretarias, especialmente com a Secretaria de Habitação. Juntas, atendem todas as pessoas que precisam de políticas públicas.
Economia com a fusão das secretarias:
A linha da nova gestão busca adotar a economicidade dos recursos públicos através do enxugamento e otimização dos serviços. De acordo com o Zuzu, no ano passado, a Secretaria gastava em torno de R$600 mil/ano com folha de pagamento. Com a reformulação, a expectativa é reduzir drasticamente esse valor.
Demanda da Habitação:
A procura é grande por projetos habitacionais em Não-Me-Toque. No momento, segundo o secretário da pasta, Zuzu, um projeto de reformas está em andamento (Edital de 2019). "Estamos realizando um levantamento dessas pessoas que estão na fila de espera, porque têm casos que as pessoas conseguiram a sua casa própria, ou já reformaram suas casas, estão no Lar do Idoso ou até mesmo faleceram," ressaltou. Nesse levantamento também será visto qual a maior demanda, se por apartamentos ou casas.
Atualização cadastral:
Todos os usuários que necessitarem de serviços da Assistência Social ou Habitação deverão estar com a documentação atualizada no CadÚnico. Com o cadastro atualizado, o cidadão fica credenciado a participar de programas federais, estaduais e municipais.
Para mais informações, a Secretaria de Assistência Social e Habitação está localizada na Rua Fernando Sturm, 172, proximidades do ginásio Nenão.
Comments