Gestores administrativos e financeiros do RS estão aderindo ao aplicativo do sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE) para realizar as operações com maior agilidade e receber notificações de pendências em tempo real.
Desde o lançamento, em dezembro do ano passado, foram 576 downloads via Google Play e Apple Store. Em média, por mês, são realizados por meio do FPE Mobile 2 mil solicitações de empenho. Esses dados demonstram que a nova ferramenta está andando muito bem, com resultados de utilização muito favoráveis, mas, que ainda há muito espaço a ser explorado.
A ferramenta foi lançada no início de dezembro de 2020, no Fórum dos Gestores Administrativos e Financeiros do Estado. O FPE Mobile é mais um produto desenvolvido entre o Tesouro do Estado e a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), em parceria com a Procergs. O aplicativo que permite o gerenciamento, controle e execução orçamentária e financeira da despesa pública do Estado. Entre os benefícios da versão mobile destaque para a redução de custos operacionais, a agilidade, o aumento da eficiência e produtividade, além de maior transparência na gestão dos recursos.
“A transformação digital no setor público passa por iniciativas como essa em que é importante mudar, com qualidade, os fluxos de trabalho, ganhando em agilidade por meio da simplificação das rotinas”, afirma o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene.
Atualmente, o sistema FPE tem cerca de 40 mil usuários ativos, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas do Estado.
Chefe da Divisão de Tecnologia e Inovação do Tesouro do Estado, Nelson Roncarati destaca que fazer o ordenamento de empenho das despesas públicas na nova plataforma permite mais agilidade e produtividade dos gestores. “É o único Estado que disponibiliza um aplicativo no seu sistema de finanças e a ferramenta só vem recebendo elogios de todos que utilizam”, afirma. Para 2021, já estão sendo previstas novas funcionalidades.
Além dos gestores do Estado, o cidadão também pode acompanhar informações do orçamento. Na tela inicial do aplicativo FPE, a opção Orçamento permite consultar o orçamento por nome do Órgão e identificação do mês e ano. As informações ficam dispostas em um gráfico do tipo pizza referente ao Saldo a Liberar.
Também é possível ver o valor total da Dotação Inicial, da Dotação com Alteração e o total e percentual do Saldo a Liberar. Ao clicar nos valores listados do Órgão, o aplicativo redireciona para o detalhamento por Grupo da Natureza de Despesa e também para o detalhamento por Recurso.
Texto: Ascom Sefaz/Tesouro do Estado Edição: Secom
Comments