Segundo apuração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) com base em dados atualizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a recente publicação da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), a partir do portal Exame, o Brasil foi o quarto país que mais avançou na capacidade solar no ano passado considerando todo o mundo, atingindo 5,7 GW. Além disso, o país também alcança a 13ª colocação entre os países com capacidade instalada mais elevada.
A fonte solar encontra-se com 15 GW no país, com mais de R$ 78,5 bilhões de investimentos acumulados, além de mais de 450 mil empregos gerados desde o ano de 2012, fazendo com que seja evitada a emissão de 20,8 milhões de tonelada de CO2 na geração de energia elétrica. Também foi apontado que o país avançou uma casa no ranking mundial da fonte solar, atingindo na 13ª colocação de nações com a capacidade instalada de energia fotovoltaica mais elevada, com chance de estar entre os dez primeiros. Para isso, foi considerada a somatória das grandes usinas solares com os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos. O ranking de abril foi orientado segundo a potência do final do ano passado.
A Absolar também revelou que o país terminou 2021 com mais de 13,6 GW de potência operacional da fonte solar. Na liderança estão os seguintes países: a China (306 GW), Estados Unidos (93 GW), Japão (74 GW), Alemanha (58 GW) e Índia (49 GW).
As informações desta matéria comprovam o quanto o investimento em energia solar é já essencial para casas e empresas. A demanda por energia no país está cada vez maior e logo a mobilidade urbana com carros elétricos fará a necessidade aumentar ainda mais. Garanta logo o seu sistema, contate Cristiano Lima, representante da Solutec Energia Solar e receba um orçamento sem compromisso. Contato pelo WhatsApp 54 9 9119-3019.
Comments