As turmas 2 e 3 do Programa Supernova iniciaram aulas na última semana. Com nova metodologia, em formato de curso de extensão, o programa visa auxiliar no desenvolvimento dos jovens rurais que integram o quadro social da Cotrijal, incentivar a sucessão familiar nos negócios rurais e despertar o interesse pela participação na cooperativa.
Cristiano Tonet, 21 anos, de Colorado, tem a expectativa de que o conteúdo irá ampliar seu conhecimento. Formado técnico em agropecuária, ele está cursando Agronomia e auxilia nas atividades da propriedade. “Vou buscar absorver o máximo possível de conteúdo”, afirmou ele, que já é associado da cooperativa.
Desde o início do programa, em 2021, um grande número de jovens de Colorado tem participado das atividades. “Precisamos preparar nossos jovens para a sucessão nas propriedades e também atuando junto com a cooperativa. Através do Supernova, estamos fazendo a nossa parte”, destacou o gerente da unidade de Negócios de Colorado, Walter Walker.
Também otimista está o estreante Henrique Rocha, 16 anos, de Soledade. “Vejo que a cooperativa é séria, busca oportunidades para seus associados, e com o programa vai reforçar que o campo é uma boa opção”, avaliou. “Foi muito bom participar do Supernova em 2021 e quero seguir me especializando”, ressaltou Alisson Machado, 17 anos, de Ibirapuitã.
OPORTUNIDADE ÚNICA
O Supernova é um programa inovador, que deve estimular os jovens a participarem de forma ativa nas propriedades e na cooperativa, como agentes de transformação no campo e na Cotrijal. “O agronegócio vive um momento em que conhecimento e tecnologia são fundamentais para avançar e estamos proporcionando a esse grupo uma oportunidade única de crescimento”, destacou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, nas aulas inaugurais das turmas 2 e 3.
A parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) traz, segundo o vice-presidente, Enio Schroeder, ainda mais qualidade ao programa. “Ao longo da história da cooperativa, já realizamos muitas ações e eventos importantes, mas entendemos que este é um novo momento e que precisamos ajudar com conhecimento teórico e prático, aproximando essa juventude da cooperativa”, disse.
O PROGRAMA
O Supernova Cotrijal contará em 2022 com 121 jovens de toda a área de ação da cooperativa. Serão três turmas, que acompanharão aulas práticas e teóricas, sob coordenação pedagógica da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) e contando com a experiência de inúmeros especialistas da Cotrijal.
As aulas da turma 1 acontecem sempre nas terças-feiras à tarde. A turma 2 têm aulas nas quartas-feiras à noite e iniciou atividades em 22 de junho. E para a turma 3, as aulas iniciaram em 23 de junho e acontecem nas quintas-feiras à noite.
O curso prevê 5 grandes módulos, totalizando 23 encontros, no formato híbrido. Serão 70 horas de programação, incluindo conteúdo técnico, interação e também atividades através de uma plataforma de jogos. O encerramento está previsto para o final do ano, com previsão de viagem técnica de estudos a Porto Alegre.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Comentarios