top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Trigo: potencial para fazer a diferença


O trigo gera boas oportunidades no inverno. A opinião é do associado da Cotrijal de Colorado, Luiz Carlos Pagliarini, que junto com seu irmão Leocir planeja os trabalhos da propriedade pensando no sistema de produção. “O planejamento é anual, para otimizarmos maquinário e aproveitar os benefícios que uma cultura deixa para a outra”, explica Luiz Carlos.


Dos 170 hectares da família, 90 foram destinados para o trigo. Os manejos vêm sendo feitos conforme orientação do Departamento Técnico e a expectativa é de boa colheita. “Dependemos do clima, mas o que está ao nosso alcance temos que fazer”, complementa Leocir.


Quem também está de olho em todos os detalhes da lavoura para garantir bom resultado é o produtor Maicon Schimanko, de Santo Antônio do Planalto. Com 70 hectares destinados para a cultura, ele está otimista.


“Cada detalhe pode fazer a diferença lá na frente. A semeadura foi concluída com sucesso e as plantas estão desenvolvendo bem. Isso nos enche de boas expectativas”, conta Schimanko.


ONDE O PRODUTOR GANHA


O trigo é fundamental para diluir o custo fixo da propriedade. A afirmação é do supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Stefani Faé, que vê grande potencial produtivo nas lavouras semeadas neste ano. 


Ele ressalta que o planejamento é essencial para o sucesso com a cultura. A definição das áreas, das cultivares e dos manejos está interligada. “Cada material genético tem suas características e exige um tipo de condução”, pondera.


Com o trigo ganhamos em: 


- Redução da presença de plantas daninhas - Proteção do solo - Diminuição custos fixos da propriedade - Incremento em renda para a propriedade

MERCADO: CENÁRIO FAVORÁVEL


Os produtores de trigo devem concretizar bons negócios em 2020. No contexto interno, há oferta reduzida de produto, devido a produção menor nas últimas safras. E a importação do cereal argentino, comum em outros anos, agora está desfavorável, devido a crise da covid-19. A avaliação é do merchant senior da Cargill, Javier Alvarez de Toledo.


Quanto ao mercado futuro, ele revela que bons negócios já foram concretizados, com o produtor cada vez mais atento às movimentações. “Com os preços atrativos no balcão e boas projeções de mercado, realmente a safra de trigo promete”, declara.





Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Commentaires


bottom of page