@GaúchaZH
Em cerimônia de premiação na noite desta segunda-feira (27), a 21ª edição do Troféu Guri homenageou 10 personalidades que tiveram destaque em suas atividades profissionais e promoveram o nome do Rio Grande do Sul no país e no mundo. O evento ocorreu na Casa RBS, durante a 41ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A honraria foi criada pela Rádio Gaúcha em 1998. De lá para cá, valorizou mais de 200 gaúchos de nascimento ou por adoção.
— O Troféu Guri é importante pois dá visibilidade a gaúchos e gaúchas que são exemplo no nosso Estado. Referências que levam os valores do Rio Grande, como o amor ao trabalho, para além das nossas divisas – afirmou o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
Na edição de 2018, três gurias e sete guris foram homenageados. Entre eles, estiveram personalidades de segmentos como agronegócio, cultura e esporte. Kelly Matos e Pedro Ernesto Denardin, comunicadores do Grupo RBS, conduziram a apresentação do evento.
— O Troféu Guri é um estímulo a lideranças. São elas que podem inspirar outras pessoas a buscarem caminhos que contribuam para o desenvolvimento do nosso Estado – ressaltou o CEO de Mídias do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
A judoca Mayra Aguiar, uma das homenageadas da noite, afirmou que o prêmio traz felicidade por valorizar o trabalho desempenhado por ela diariamente. A bicampeã mundial representou o Brasil em competições internacionais como a Olimpíada, com duas medalhas de bronze no currículo:
— É uma alegria levar o nome do nosso Estado para fora do país.
Outro nome do esporte gaúcho, o ex-jogador de futebol Tinga, que passou pela dupla Gre-Nal, também comemorou a valorização concedida pelo prêmio. Atualmente, o ex-atleta é empreendedor de projetos sociais:
— Sempre carreguei o nome do Estado e do bairro onde nasci, a Restinga. Ao longo da minha carreira, busquei ser respeitado, e não idolatrado. A idolatria passa. O respeito fica. O prêmio mostra isso depois de quase quatro anos de aposentadoria do futebol.
Reverência a Paixão Côrtes
Também premiada na noite desta segunda-feira, a empresária Elaine Deboni, diretora institucional do Pop Center, frisou que a honraria reconhece "a determinação" de quem trabalha pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul:
– O prêmio é um alento para todos aqueles que acreditam que o impossível pode ser alcançado.
Símbolo do gauchismo, Paixão Côrtes foi recordado antes da premiação. Em lembrança ao legado do tradicionalista, que morreu nesta segunda-feira (27), houve a interpretação de trechos das canções Pezinho e Minha Querência. Ele também foi saudado com salva de palmas do público na Casa RBS.
A 21ª edição do Troféu Guri é uma realização do Grupo RBS, com apresentação da Stihl. O evento tem patrocínio de Fiat e Masal, além de apoio da Corsan e do Irga.
Destaques de 2018
Diana Werner
Presidente e CEO da Isla Sementes.
Elaine Deboni
Empresária e diretora institucional do Pop Center.
Gilson Trennepohl
Diretor-presidente da Stara.
João Bez Batti Filho
Escultor referência no Estado.
João Luiz Corrêa
Músico e compositor profissional multipremiado da música nativista.
José Roberto Pires Weber
Pecuarista e presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA).
Mayra Aguiar
Judoca, medalhista olímpica e representante do Brasil em competições internacionais.
Roberto Jou
Referência em provas de rédeas e representante do país nos jogos equestres dos EUA.
Paulo César Tinga
Ex-jogador de futebol, hoje empreendedor de projetos sociais.
William Ling
Empresário e diretor do Instituto Ling (foi representado pelo filho na entrega do troféu).
Comentarios